Óleo de soja Leve agora é transgênico?

#Alimentos #Ecologia


Mudança de posicionamento da Imcopa para a marca?
Clique para ampliar.
Para a surpresa e espanto de muitos, sem nenhum alarde, o óleo de soja Leve, da Imcopa lançou uma versão que deixou de ser um produto isento de transgênicos.

O produto encontrado é do lote CO914 T 11:00 03 com validade para 03/03/2015, produzido na unidade Cambé/PR. Sua nova composição declarada é "100% puro óleo de soja geneticamente modificada (Agrobacterium sp) com adição de antioxidante Ácido Cítrico".

Sem grandes informações na embalagem e apenas com uma pequena e (bem) discreta descrição, tem-se a informação que o óleo, conhecido por ser a única marca de grande escala que produzia exclusivamente óleo de soja não transgênico com programa de certificação CERT-ID, deixou de ser uma marca que declarava guerra aos transgênicos em prol dos que optaram ao menos por reduzir o consumo destes.

A marca Leve ficou conhecida no Brasil e no mundo por esta característica, e por isto já havia atingido 51% de sua produção destinada para a exportação. Será que devido a este fator, faltou soja não-transgênica para produzir a versão comercializada aqui no Brasil?


A última opção?

Restou ao mercado, em relativa escala, como opção de "não-transgênico" somente o óleo de soja Sinhá, que se auto declara ser isento de soja geneticamente modificada, porém não possui certificações que garantam o fato.

Esperamos que ao menos esta marca, menos abrangente, ainda mantenha o respeito com o consumidor brasileiro e preze pela confiança que adquiriu com a postura.



O outro lado (atualização 1/12/2014)

Procurada, a Imcopa informou que continua comercializando a versão isenta de transgênicos do óleo de Soja Leve, e que o mesmo segue sendo produzido na unidade Araucária/PR, que está passando por ampliação para atender a demanda do produto a nível mundial, e que por isso, a produção do mesmo foi afetada, devido ao interrompimento das atividades de envase no local temporariamente. O envase do Óleo de Soja Leve "Livre de Transgênicos" está sendo realizado na unidade Cambé/PR, em linhas segregadas da linha de produção padrão da unidade, que compreende a manufatura do Óleo de Soja Leve Transgênico.

A Imcopa garante que irá manter o produto livre de transgênicos disponível no mercado, juntamente com a nova versão, que passou a ser produzida devido a escassez de sementes não-transgênicas no mercado, haja vista que o principal estado produtor é o Paraná, e este sofreu quebra em sua safra 2014. Para não comprometer as atividades operacionais e fabris da empresa, foi necessária a produção desta nova linha, que deverá permanecer no mercado devido a boa aceitação.


Matéria: Dimithri Vargas
 
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.