Exposição revela como os combustíveis participaram do desenvolvimento de São Paulo

Estação Jardim São Paulo - Ayrton Senna do Metrô recebe mostra que aborda história, reflexos no processo urbano e atuais desafios da indústria dos combustíveis



A estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna do Metrô de São Paulo abrigará, de 10 a 31 de janeiro, a nova exposição itinerante da Fundação Energia e Saneamento: “Energia e Sustentabilidade: Combustíveis”. A mostra, que conta com patrocínio da Petrobras, apresenta como os combustíveis participaram e contribuíram no desenvolvimento, na industrialização e na urbanização do Estado de São Paulo.


Panorama histórico – Dividida em 16 painéis ilustrados com imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento, Banco de Imagens Petrobras e Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a exposição apresenta como a energia, na forma de combustíveis, sempre teve profunda ligação com a maneira de viver do homem, desde a utilização da madeira até os desafios atuais da indústria, como a geração de energias limpas.

Do carvão ao automóvel - Na exposição, é possível enxergar importantes marcos desta transformação, como as transições do uso de produtores de energia, do carvão aos biocombustíveis, como também a chegada dos automóveis, a construção de ferrovias e os avanços tecnológicos.

Meio ambiente – A mostra também destaca o esforço das empresas do setor energético em pesquisar e desenvolver meios de gerar energia mais limpa e sustentável. “Energia e Sustentabilidade” apresenta inovações que têm sido feitas no setor e focaliza o Brasil como país com elevados níveis de fontes renováveis em sua matriz energética, entre elas o etanol, hidrelétricas e energia eólica.


Projeto patrocinado pela Petrobras e realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013.


Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.


EMPRESAS MANTENEDORAS

AES Eletropaulo, Sabesp e Cesp



Exposição “Energia e Sustentabilidade: Combustíveis” na Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna do Metrô SP

Data: de 10 a 31 de janeiro de 2014

Endereço: Avenida Leôncio de Magalhães, 1000 - São Paulo/SP

Funcionamento da Estação: 04h40 às 00h18

Informações: (11) 3333 5600, ramal 217

Site: www.energiaesaneamento.org.br



Matéria: FBCom
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.